Sem mais delongas, vamos ao que interessa: Manobras que ajudam muito a reduzir o volume da barriga.
1. Substitua alimentos refinados e industrializados por integrais e frutas.
PORQUE:
Que esses alimentos não fazem bem, nós já sabemos, mas eu vou explicar como realizar essa substituição: Sabe aquele biscoitinho Fit que você come? Sabe aquele arrozinho que você come? Sabe aquele macarrãozinho que você come? Ele é carboidrato como qualquer outro, realmente alimentos como um todo, fontes de carboidrato se converterão no seu organismo em glicose, tudo igual. Mas você quer perder essa barriga né?
Diminuir essa barriga e tem um esquema, para isso, vamos utilizar apenas três fontes de carboidratos nesse processo:
Frutas
Batata doce
Arroz integral
Porque essa manobra para perder a barriga com esses três carboidratos, contém alto índice de fibras, fitoquímicos e minerais, uma digestibilidade muito fácil e uma quantidade pequena de carboidrato. Arroz integral aumenta o seu nível de saciedade, ele tem um volume de alimento superior se comparado ao arroz branco, contém uma quantidade de fibra adequada, nada exagerado mas contém. E ele te traz os carboidratos que você precisa pra reposição do seu glicogênio hepático. Batata doce tem fibra também, mas a batata doce entra como um ótimo regulador da sua insulina. Você que quer perder barriga tem que evitar picos de insulina.
Alimentos de farinha branca e doces desestabilizam a sua insulina. Insulina é um hormônio muito importante que o seu pâncreas produz para regular a sua glicemia sanguínea, se você estimula ela na forma de picos altos, pulsos de liberação, você tem comprometimento na sua perda de gordura e você quer perder essa barriga. A batata doce evita esse tipo de pico e mantém uma glicemia estável.
2. Antes de realizar sua refeição principal (almoço ou janta), faça um prato inicial de folhas!
PORQUE:
Alface, rúcula, acelga, espinafre, almeirão… pode adicionar vegetais que possuam uma quantidade pequena de carboidrato: cenoura, pepino, tomate, pimentão, o que você gostar. Monte uma salada colorida e faça essa refeição de salada antes!
O que que isso muda? É que fazendo essa refeição, antes da refeição sólida principal, você avisa o seu corpo que está chegando alimento, o processo enzimático digestivo se inicia o seu corpo começa a produzir todas as enzimas e substratos necessários para para realizar a digestão do alimento, quando chega o alimento sólido, o seu organismo está pronto para consumi-lo e a barriga vai reduzindo em volume.
Outra coisa: saciedade. Você produz um hormônio chamado grelina, esse hormônio é um sinalizador da fome. Quando você começa a ter falta de alimento no seu estômago esse hormônio é disparado e você fica com fome. No momento que seu estômago começa a ser preenchido, a grelina se reduz e o seu cérebro recebe a informação: “chega, já estou alimentado!” realizar uma refeição de vegetais, folhas, legumes é reduzir o espaço do seu estômago vazio, logo o seu estímulo da grelina vai caindo e quando chega a hora da refeição sólida, pequena quantidade desse alimento vai lhe dar saciedade. Você precisa de saciedade, você precisa reduzir suas calorias, você precisa de déficit calórico, você precisa perder essa barriga!
3. Aumente o seu consumo de proteínas.
A proteína é termodinâmica, propriedade termodinâmica significa a capacidade que a proteína tem no processo enzimático digestivo de consumir calorias. É isso mesmo, você queima calorias para consumir proteínas. Logo, quando você ingere proteínas o seu corpo trabalha muito mais, e trabalhar mais significa gastar calorias, e gastar calorias significa reduzir a sua barriga!
Outro ponto, as proteínas lhe dão saciedade, saciedade é salvar a dieta. Você sabe por você fura dieta? Porque você não calcula direito, porque você não realiza essas manobras, e você sente muita fome, muito desejo por besteiras, muita ansiedade e loucura para comer alguma coisa quer seja salgada ou doce… você não resiste e vai lá, e come tudo o que tá na mesa, come tudo o que tá na geladeira.
No outro dia acorda com uma barrigona, e fala: “uma semana de dieta e joguei tudo pro ralo”. Você não vai mais fazer isso, porque com essas manobras você vai perder essa barriga!
4. Beba água.
PORQUE:
Além de retirar retenção, quando você sente sede, o seu corpo não sabe distinguir sede de fome. Quando você sente, a fome começa a vir sabe por quê? Porque o nosso cérebro é incapaz de distinguir com clareza essas duas situações.
Aprenda a ter uma garrafa de estimação, compra uma garrafa grande de pelo menos 1L e coloque como meta utilizar 2, 3, 4 garrafas dessas no dia. O organismo se acostuma rápido a beber água o suficiente, comece já.
Exercícios que funcionam:
1. Cárdio, dedique pelo menos 30m ao final do treino. Não se esqueça que cárdio tem que suar e hiperventilar, o coração tem que bater forte, aquela escadinha da academia mexendo no celular é perda de tempo! Para perder a barriga tem que eliminar gordura, emagrecer! Então se dedique no cárdio.
2. Prancha, para fortalecer os músculos do core.
3. Abdome hipopressivo, use seus músculos com consciência corporal, sugando o abdome para dentro. Confira nesse vídeo curto.